Princípios são termos ou verdades que fundamentam conceitos, pensamentos e ideias.
Um Princípio tende a ser bastante duradouro, às vezes até imutável, e serve para guiar nossas decisões e comportamentos.
Ao mesmo tempo que Princípios condensam muitos conteúdos a respeito de um determinado assunto, eles também simplificam o modo de abordar, estudar e aplicar esse assunto na nossa vida.
Na minha experiência de mais de uma década trabalhando com pessoas na esfera dos relacionamentos, notei alguns padrões que se repetem nas narrativas das pessoas a respeito das suas histórias e nas suas concepções primárias sobre relacionamentos na atualidade.
Organizando esses padrões, elaborei 5 Princípios dos Relacionamentos na atualidade.
INTERDEPENDÊNCIA:
Todo relacionamento se estabelece com base na interdependência das suas partes.
Em outras palavras, toda vez que alguém entra na vida de outra pessoa e a relação com essa pessoa vai, gradativamente, se tornando mais próxima e, eventualmente, até mais íntima, vai ocorrendo sempre uma adaptação mútua e contínua de uma pessoa à outra.
A interdependência é função da proximidade e da intimidade física e emocional que construímos na complexa teia de interações com outra pessoa.
Saber-se interdependente numa relação é perceber a extensão daquilo que acontece com o outro em nós. O estado emocional, bem como os incontáveis e incalculáveis eventos que acontecem na vida do outro interferem na nossa vida. Por isso, pessoas em um relacionamento saudável contam uma com a outra.
Diferente da Co-Dependência, que tende a estagnar muitos relacionamentos porque se baseia em um parceiro precisar do outro, o exercício da interdependência é sobre valorizar a intimidade emocional e o compartilhamento, mantendo um senso firme de si mesmo(a).